Manometria Esofágica de Alta Resolução
A manometria esofágica de alta resolução é um exame realizado para avaliar a função motora do esôfago, bem como examinar os músculos do órgão e como está ocorrendo o transporte do alimento.

Logo após a realização de uma anestesia local, um cateter com sensores que registram a pressão exercida pelos músculos durante a deglutição é inserido através do nariz e colocado no esôfago. Neste processo, o paciente deve realizar algumas deglutições de água para que os dados possam ser registrados pelo equipamento.
Indicações
- Avaliar distúrbios da motilidade esofágica (Acalásia, motilidade ineficaz, esôfago hipercontrátil, etc.);
- Estudo complementar de hérnia de hiato;
- Investigação da dor torácica não-cardíaca;
- Na avaliação pré-operatória da cirurgia do refluxo.
Preparativos para o exame
No dia do exame, o paciente deve estar em jejum de 6 horas e evitar o consumo de líquidos e alimentos que possam afetar a função motora do esôfago, como cafeína. O uso de medicamento também deve ser avaliado pelo médico.
Após a realização do exame, é comum que o paciente apresente um pouco de desconforto na região do nariz e da garganta, mas que vai melhorando ao longo do dia.
Esse exame é considerado uma das técnicas mais avançadas para avaliar as doenças esofágicas e é amplamente utilizado na gastroenterologia, sendo uma ferramenta importante para a tomada de decisão clínica e o planejamento do tratamento adequado.
Navegue
