Cápsula Endoscópica
A cápsula endoscópica é um dispositivo em forma de pílula que deve ser ingerido pelo paciente para examinar o trato gastrointestinal, permitindo uma visualização precisa do intestino delgado.

Isso ocorre porque a cápsula endoscópica possui uma microcâmera que tira fotos do trato gastrointestinal enquanto viaja pelo corpo. As imagens são transmitidas para um dispositivo que o paciente veste em seu corpo, possibilitando ao médico avaliar o trato gastrointestinal detalhadamente.
Indicações
- Investigação de sangramento gastrointestinal de origem indeterminada;
- Avaliação de doença de Crohn assim como demais patologias que afetam o intestino delgado;
- Auxilia no diagnóstico de patologias que estão desencadeando sintomas como dor abdominal, anemia, diarreia ou perda de peso significativa.
Preparativos para o exame
Antes de realizar o exame, o paciente precisa fazer um jejum de 12 horas e beber um líquido que ajuda a limpar o intestino. Posteriormente, ingere a cápsula, que possui aproximadamente o tamanho de uma pílula.
O exame dura aproximadamente 8-10 horas, no qual o paciente precisa retornar ao consultório para entregar as imagens obtidas ao especialista. Durante esse período, é possível continuar suas atividades habituais, como trabalhar.
A cápsula é eliminada pelo corpo naturalmente pelo ato evacuatório.
No entanto, o exame é contraindicado para pacientes com estenose intestinal, obstrução do trato gastrointestinal, doença de Crohn grave, gravidez e pacientes com marcapasso cardíaco.
Navegue
